handybag-reciclagem-das-suas-escovas-de-dentes-de-plastico

Guia de reciclagem

Onde colocar as escovas de dentes depois de usadas?

Todos os dias, bilhões de escovas de dentes de plástico são utilizadas em todo o mundo. Estes simples instrumentos de higiene bucal têm um impacto significativo no meio ambiente, pois nem sempre sabemos como descartá-los corretamente. Hoje, aproximadamente 80 milhões de escovas de dentes são vendidas anualmente em Portugal, o que gera uma quantidade considerável de novos resíduos plásticos, dado o caráter efêmero desses objetos (que devem ser trocados a cada 3 meses). Pode-se pensar em colocá-las na reciclagem, mas esse é o primeiro erro na gestão de resíduos do tipo escova de dentes de plástico.

O que fazer com as escovas de dentes usadas?

Para começar, saiba que as escovas de dentes estão entre os objetos cotidianos mais difíceis de reciclar. Elas são compostas principalmente de plástico (o cabo), mas também possuem outros componentes como as cerdas de nylon e as pequenas grampos que fixam a cabeça. Essa combinação de diferentes materiais torna as escovas de dentes usadas resíduos não recicláveis, assim como os cotonetes. Portanto, elas devem ser colocadas diretamente no lixo doméstico, como em um saco de lixo de 10 litros, na falta de um ponto de coleta.


Quais são as alternativas às escovas de dentes clássicas?

Algumas alternativas às escovas de dentes de plástico convencionais surgiram, oferecendo opções mais duráveis e ecológicas.

Entre elas, as escovas de dentes de bambu são particularmente populares. O bambu, sendo um material natural e biodegradável, permite reduzir significativamente os resíduos plásticos resultantes da produção de escovas de dentes clássicas. Também é possível encontrar escovas de dentes de madeira, que também são biodegradáveis. No entanto, apenas o cabo dessas escovas é biodegradável e pode ser adicionado ao seu composto. É necessário remover todas as cerdas de nylon e as cerdas  que não são compostáveis.

Outra solução é optar por escovas de dentes com cabeça intercambiável, que constituem uma solução engenhosa para reduzir resíduos. Em vez de descartar toda a escova, apenas a cabeça usada é substituída, prolongando a vida útil do cabo. 


Como dar uma segunda vida às escovas de dentes usadas?

Antes de pensar em deitar fora a escova de dentes usada, saiba que existem muitas maneiras de reutilizá-la. Pode, por exemplo, limpar superfícies. As escovas de dentes podem ser ferramentas muito práticas para limpar cantos e espaços de difícil acesso, como a base de duche. Prepare uma mistura de vinagre branco e suco de limão, mergulhe a sua escova de dentes por alguns segundos nesta mistura e esfregue as superfícies para dar-lhes brilho em pouco tempo.

Use também essas escovas de dentes para remover a poeira de seus aparelhos eletrônicos. Ainda com a ideia de limpar áreas de difícil acesso, pode usar as escovas de dentes usadas e secas para remover o pó de teclados de computador ou consoles de videogame.

Para concluir

As escovas de dentes de plástico não podem ser colocadas na reciclagem. E antes de descartar a escova de dentes usada, lembre-se de que ela pode ter uma segunda vida útil além da escovação diária dos dentes. Desde a limpeza de aparelhos eletrônicos até pequenos objetos metálicos, ela oferece uma solução prática e ecológica para reutilizar um produto muitas vezes descartado prematuramente.

© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG