Já falamos sobre a triagem de resíduos alimentares, hoje vamos nos concentrar num produto alimentar em particular: embalagens de iogurte. Todos os dias, centenas de milhões de recipientes de iogurte são deitadas fora, criando desafios significativos para os sistemas de reciclagem. A complexidade do plástico utilizado nestes recipientes dificulta o seu tratamento, contribuindo assim para a acumulação de resíduos de plástico não reciclados. Na verdade, um recipiente de iogurte pode ser composto por vários materiais: plástico, papel, tampa de alumínio.
Recipientes de iogurte individuais (como formatos de família, ou iogurtes individuais que não são comprados em pack) são feitos de polipropileno. Este tipo de plástico recicla muito bem. Portanto, estes iogurtes podem ser atirados para o caixote amarelo com outros recipientes de plástico, latas, caixas, etc.
As caixas podem ser 100% recicladas! As caixas de iogurte (incluindo tampas) devem ser depositadas, juntamente com o resto dos recipientes plásticos, latas e caixas, no recipiente amarelo. É aqui que o processo de reciclagem vai começar!
Estes recipientes vão logicamente para o recipiente de resíduos de vidro. No entanto, saiba que, apesar de muitos preconceitos, recipientes de iogurte de vidro não são a melhor alternativa em termos de materiais para recipientes de iogurte. De facto, o fabrico de embalagens de vidro, o seu transporte (que envolve cargas bastante pesadas) tem um forte impacto nas emissões de gases com efeito de estufa.
Este tipo de embalagem de alumínio utilizado, por exemplo, para doces, é muito bem reciclado. Eles podem ser colocados no contentor amarelo como recipientes de iogurte plástico. No entanto, a produção destes recipientes de alumínio requer mais recursos do que a produção de embalagens plásticas.
Este tipo de embalagem, muito utilizado para crème brules, leite creme, arroz doce, etc., deve ser evitado. Além de consumir muita energia em termos de produção, este tipo de embalagem não é reciclável.
Estas embalagens são a melhor alternativa. Se pretende ter um consumo de iogurte ou outros alimentos, cuja embalagem seja menos nociva para o ambiente, opte por este tipo de embalagem.
Além disso, para uma gestão mais eficiente dos resíduos orgânicos, podem ser utilizados os Sacos de Papel 100% Compostáveis da Handy Bag, que também são adequados para eliminação em composto. Esta inovação representa um avanço significativo na gestão sustentável de resíduos e na redução do impacto ambiental das embalagens.
Quando incinerados, os recipientes de iogurte plástico liberam subprodutos que são potencialmente prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. Presente na forma de micropartículas em nossos corpos, o poliestireno está associado à inflamação e foi classificado como "provavelmente cancerígeno" pela OMS. Em resposta a estes riscos, cada vez mais países, como o Reino Unido, Portugal e Espanha, decidiram proibi-lo.
Esta questão é frequentemente debatida. Lave ou não lave os recipientes de iogurte antes de deitá-los fora. Lavar os recipientes de iogurte antes de os deitar fora não contribui em nada para melhorar a reciclagem. O processo de reciclagem já lida com o descarte de resíduos. Pelo contrário, enxaguar recipientes de iogurte implica um maior consumo de água, o que, em última análise, não é necessário. Resumindo: não é útil lavar os recipientes de iogurte antes de deitá-los fora.
A máquina de iogurte oferece uma solução ecológica, reduzindo a dependência de recipientes de iogurte descartáveis, contribuindo assim para reduzir a contaminação relacionada a esses recipientes. Ao optar pela máquina de iogurte, a produção de iogurte caseiro é favorecida, reduzindo assim a quantidade de resíduos plásticos gerados pelos recipientes de iogurte. Embora esta solução possa ser um pouco cara no início, é muito mais barata a longo prazo e é especialmente mais ecológica.
Em conclusão, repensar a nossa relação com as embalagens de iogurte é imperativo. Vamos adotar hábitos mais sustentáveis e transformar a forma como consumimos estes pequenos recipientes para um impacto positivo no nosso planeta.
© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG