Todos os anos é o mesmo ritual: tiramos do armário a roupa de verão, quando aparece o sol, ou a roupa mais quente, para preparar o inverno. Cada vez que o fazemos é uma oportunidade para organizar os pertences e surge sempre a mesma pergunta: O que fazer com a roupa e os sapatos que já não usamos?
A handy bag® explica-lhe como esvaziar o armário de forma responsável.
Atualmente, desenvolveu-se todo um circuito de economia circular em torno dos produtos e objetos de moda, impulsionado pelo público em geral através de aplicações como a Vinted para citar apenas alguma.
Nos últimos anos, foram lançadas inúmeras iniciativas para facilitar a recolha de têxteis e sapatos graças a associações como o programa de doação de roupa da Zara, a Cáritas, a Cruz Vermelha, etc., que recolhem roupa usada. Também podem ser encontrados contentores nos quais se podem depositar têxteis velhos. Se o estado dos têxteis o permitir, serão entregues aos mais necessitados ou oferecidos em lojas como roupa em segunda mão.
Todos os tecidos são aceites: com ou sem buracos, danificados, desfiados e até meias órfãs... Só há uma regra a respeitar: colocar a roupa limpa e seca nos contentores destinados à sua recolha, os sapatos atados em pares e tudo num saco bem fechado. É fácil, não é?
Certo, mas o que acontece com a roupa demasiado danificada e impossível de vender?
Deve evitar a todo o custo deitá-la fora por razões ambientais, mas também porque fazer a separação da roupa pode dar-lhe uma segunda vida.
Algumas reutilizações estão ao alcance de todos: por exemplo, pode fazer toalhitas desmaquilhantes com pedaços pequenos de tecido ou fazer panos de cozinha, aventais ou recheios para almofadas. Esta é uma verdadeira atividade de bricolage que o vai manter ocupado num domingo de chuva. Tudo o que precisa é de um pouco de imaginação, de tecido, materiais de costura e um pouco de paciência.
Com um pouco de pesquisa, pode encontrar uma infinidade de ideias criativas, como vaso de flores para que as suas plantas decorem a casa.
Alguns materiais são reciclados pelos retalhistas para fabricar novas peças, o que levou ao aparecimento de práticas de upcycling adotadas por cada vez mais marcas de pronto a vestir. Este é o exemplo da marca holandesa de jeans Mudjean, que oferece um serviço inovador: recuperar os jeans usados da marca em troca de um novo par a um preço reduzido, é claro. Os jeans velhos serão processados e transformados para fazer jeans novos. Uma visão 100% circular do setor!
Há também muitos operadores de separação industrial que podem não só processar a roupa velha, como também outros componentes, como botões ou fechos, para lhes dar várias utilizações. De facto, depois de terem passado pelas fábricas de trituração e de os diversos materiais terem sido separados, os restos de tecido e os diferentes materiais têxteis recuperados são utilizados para fabricar, por exemplo, panos de limpeza para uso industrial e doméstico, estofos para peças de veículos como os assentos, ou isolantes para novos edifícios ou habitações.
Por isso, independentemente do que escolher, deve saber que hoje cada uma das suas peças de roupa tem direito a uma segunda vida.
Qualquer que seja a sua escolha, deve saber que hoje cada uma das suas peças de vestuário tem direito a uma segunda vida.
Descubra as nossas dicas, os nossos compromissos e os novos produtos.
© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG