A louça que usamos no dia a dia pode ser feita de vários materiais, como porcelana, cerâmica, vidro, e Pyrex®. Cada um desses materiais tem características específicas que determinam o seu uso e durabilidade.
Ao contrário do que se pode pensar, a louça partida não deve ser colocada no contentor do vidro. De facto, embora a louça seja principalmente feita de vidro, ela geralmente é tratada de forma diferente devido à sua estrutura e composição. O vidro de mesa é elaborado a partir de matérias-primas e componentes químicos distintos daqueles usados para o vidro de embalagem (frascos, potes, garrafas). Ele contém vários elementos, tais como:
Além disso, a louça pode conter revestimentos ou pigmentos que tornam a reciclagem ainda mais difícil. Portanto, a louça partida faz parte dos resíduos não recicláveis e deve ir para o contentor de resíduos sólidos urbanos. Opte por um saco de lixo resistente para esse tipo de resíduo para garantir que ele não se rompe.
Se a sua louça ainda estiver em bom estado, pode muito bem vendê-la a outros particulares através de plataformas como o Custojusto.pt ou em feias. Isso evitará ter sacos de lixo de resíduos sólidos urbanos muito pesados.
Mas a melhor alternativa ainda é a doação para associações, que precisa desses tipos de objetos. Isto permite prolongar a vida útil da louça, reduzir a quantidade de resíduos e fazer uma boa ação.
Para itens de louça partidos ou danificados, uma opção criativa é praticar a arte do Kintsugi. O Kintsugi é uma técnica japonesa que consiste em reparar a louça partida usando laca misturada com pó de ouro, prata ou platina, criando assim padrões únicos que valorizam as cicatrizes do objeto. Ao optar pelo Kintsugi, pode dar uma segunda vida artística à sua louça partida, contribuindo assim para reduzir a sua pegada ecológica. Graças a essa técnica, uma tigela lascada também pode tornar-se um objeto de decoração incrível!
Os resíduos de cozinha não são compostos apenas de resíduos alimentares. Onde colocar velhas panelas, o que fazer com o seu prato de cerâmica quebrado? Os objetos de mesa também podem constituir uma fonte significativa de resíduos a ser considerada.
Agora que vimos como se livrar de forma responsável da louça partida e exploramos as melhores alternativas (venda, doação, Kintsugi), é essencial transmitir essas informações ao seu círculo social. Pois ainda somos muitos a cometer o mesmo erro, ou seja, colocar no contentor do vidro.
E para aqueles que têm um volume de louça partida muito grande, saibam que vocês podem perfeitamente embalá-la numa caixa e depositá-la diretamente no ecoponto, onde agentes irão orientá-los.
© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG