A dificuldade de reciclagem dos barbeadores descartáveis reside na sua composição. De fato, esses barbeadores são compostos de plástico e metal (para as lâminas), dois materiais inseparáveis. Embora alguns barbeadores descartáveis sejam equipados com cabeças removíveis, as lâminas presentes nessas cabeças são cercadas por uma estrutura plástica. É impossível reciclá-las, pois não se pode separar esses materiais plásticos do metal; por isso, elas são colocadas com o lixo doméstico no saco de lixo da casa de banho.
No entanto, existem algumas soluções mais ecológicas.
A marca Gillette e a Terracycle (empresa especializada na reciclagem de resíduos considerados "não recicláveis") oferecem aos utilizadores de barbeadores descartáveis e lâminas de barbear a possibilidade de reciclá-los, disponibilizando pontos de recolha. Este programa de reciclagem permite recolher os barbeadores, lâminas de barbear e as suas embalagens. Uma solução muito prática.
Para aqueles que procuram reduzir o seu impacto ambiental, existem várias alternativas aos barbeadores descartáveis:
Cada opção apresenta vantagens únicas, seja a conveniência dos barbeadores elétricos, a tradição e durabilidade dos barbeadores de segurança ou a longevidade dos barbeadores direitos. Adotando essas alternativas e gerindo corretamente os resíduos associados, podes contribuir para um estilo de vida mais ecológico e responsável.
O barbear, embora seja uma rotina diária para muitos, gera uma quantidade significativa de resíduos além das lâminas de barbear. Os produtos associados, como espumas e gel de barbear, frequentemente vendidos em recipientes plásticos não recicláveis, aumentam a pegada ecológica. As embalagens desses produtos, bem como as dos barbeadores descartáveis, também contribuem para a produção de resíduos. Adotando alternativas mais duráveis, podemos reduzir parte desses resíduos.
© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG