Os pelos de cão são considerados resíduos orgânicos, pois, como qualquer material de origem animal, decompõem-se naturalmente. Compostos por queratina (uma proteína também presente nos cabelos e unhas humanas), os pelos de cão degradam-se com o tempo e podem ser integrados em processos de biodegradação, como outros materiais orgânicos naturais.
Ao contrário do que se pensa, é possível adicionar os pelos de cão ao compostor! Como são ricos em nitrogénio, os pelos decompõem-se e podem enriquecer o composto. No entanto, para evitar problemas, recomenda-se misturá-los com outros resíduos, como restos de plantas ou materiais secos, para facilitar a sua decomposição. Atenção: se o seu cão foi tratado com antiparasitários externos (pulgas, carraças), é melhor evitar compostar os pelos, pois os produtos químicos podem prejudicar o equilíbrio do composto.
A forma mais simples de descartar os pelos do cão é deitá-los no lixo doméstico. Esta opção deve ser usada caso não tenha compostor ou se os pelos recolhidos estiverem misturados com outros resíduos. Um saco de lixo para resíduos comuns ou um saco destinado a resíduos de animais pode ser utilizado. No entanto, esta opção não permite valorizar os pelos de forma ecológica, ao contrário das ideias apresentadas a seguir.
Os pelos de cão podem ter uma segunda vida! Aqui estão algumas ideias para reutilizá-los de forma criativa e ecológica.
Os pássaros adoram pelos para construir os seus ninhos, pois são quentes e leves. Pode deixar pequenas bolas de pelos penduradas no jardim ou perto dos ninhos. Durante a época de nidificação, os pelos do seu cão proporcionarão um abrigo confortável para os passarinhos.
Os pelos de cão podem ser colocados ao redor das suas plantas para afastar algumas pragas. Certos animais indesejados são dissuadidos pelo cheiro do cão, tornando-se um método natural de proteção para as suas plantas.
Se gosta de costurar, pode também usar os pelos de cão como enchimento para almofadas ou travesseiros. Apenas certifique-se de que os pelos estão limpos e secos antes de os colocar na capa, para um resultado confortável e ecológico!
Quer sejam pelos de cão, gato ou outros animais de estimação, existem várias formas de lidar com esses pequenos montes. Deitá-los no lixo doméstico continua a ser a opção mais simples, mas a compostagem, a reciclagem e até iniciativas oferecem perspectivas interessantes para uma gestão sustentável e ecológica dos pelos dos seus animais. Escolha a opção que melhor se adapta ao seu lar e aos seus compromissos ambientais!
© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG