Quando pensamos na separação dos resíduos de cozinha, lembramos espontaneamente da reciclagem de latas, em que contentor colocar a louça partida, como reciclar rolhas de cortiça ou como tratar do desperdício alimentar. Mas raramente pensamos nas esponjas que utilizamos no nosso dia a dia.
Para começar, saiba que existem três principais tipos de esponjas:
As esponjas sintéticas são as que mais se utilizam nas casas, e não são as mais saudáveis para o meio ambiente.
Infelizmente, a maioria das esponjas tradicionais não são recicláveis devido à sua composição complexa de materiais sintéticos e naturais. Estas devem ser depositadas no seu saco de lixo de cozinha, destinado ao lixo doméstico. No entanto, existem alternativas ecológicas, como esponjas laváveis de microfibra ou celulose, que podem ser utilizadas diversas vezes.
Para prolongar a vida útil das suas esponjas (sejam elas sintéticas ou não), saiba que poderá lavá-las na máquina de lavar. Para isso, recomendamos usar um saco de roupa, escolher um ciclo suave e evitar a centrifugação a alta velocidade. Posteriormente a sua esponja deve secar ao ar livre de modo a recuperar sua forma original.
Outras boas práticas a adotar: certifique-se de enxaguar bem as suas esponjas após o uso e reutilizá-las para outras tarefas quando parecerem demasiado desgastadas para lavar a louça (usando-as como esponja para a casa de banho, por exemplo).
Para reduzir o nosso impacto ambiental, é importante explorar alternativas sustentáveis às esponjas tradicionais. As esponjas laváveis, como as oferecidas pela marca Clean Essence, são feitas de poliamida e poliéster, 100% recicláveis, e podem ser lavadas para uso prolongado. Optar por essas alternativas reduz a dependência de esponjas descartáveis e contribui para a redução de resíduos.
Quando nossas esponjas tradicionais chegam ao fim de sua vida útil, existem maneiras criativas de dar-lhes uma segunda vida. Por exemplo, pedaços de esponja podem ser usados como carimbos para pintar.
Outra maneira ecológica e divertida de reutilizar uma esponja desgastada é transformá-la num germinador de sementes! Aqui estão os passos a seguir:
Embora as esponjas sejam ferramentas indispensáveis nas nossas cozinhas e casas de banho, o seu uso generalizado tem um impacto significativo na nossa pegada ambiental. As esponjas sintéticas, amplamente utilizadas, não são as mais ecologicamente corretas devido à sua composição complexa de materiais sintéticos e naturais. Infelizmente, a maioria dessas esponjas não é reciclável e deve ser descartada com o lixo doméstico. No entanto, alternativas ecológicas como as esponjas laváveis oferecem uma opção mais sustentável.
© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG